quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia do artesão


Hoje é seu dia,parabéns a todos.
Que Deus continue iluminando sua vida,sua arte,oferecendo muita inspiração e várias encomendas.Muitosssss trabalhos.
Seja o biscuit, papel, EVA, linha, lã, tintas, madeira, palha, gesso, sabonete, argila, flores, caixas, cortinas… Cadeiras,quadros,colas… Bolsas, cintos, molas… Gliters, lantejoulas, sacolas… São inúmeros itens, diversas peças, que envolvem tempo e criatividade.
O artesão é um eterno artista, um arquiteto, um operário, um engenheiro… Alguém que transforma, que enfeita… Que recolhe, que recicla.Que inventa.Que cria.
Não é por coincidência que neste mesmo dia se comemora o Dia do Carpinteiro – Dia de São José, o mais famoso “carpinteiro”, que soube passar com afinco e humildade a arte e o ofício ao filho: o Menino Jesus.

Pouco se sabe sobre a morte de José, mas esse grande homem mereceu da Bíblia um valioso título: o de homem justo. Sendo assim, São José é o padroeiro dos carpinteiros e dos artesãos.

Essa diversidade cultural, essa criatividade que impulsiona tanto o carpinteiro, o marceneiro que trabalham apenas com a madeira, quanto o artesão, que busca nos pedaços de madeiras, ferros, plásticos, objetos em geral, uma forma de expressar arte.
Esse dia surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a beleza e a arte do povo brasileiro.
Os artesãos, de fato, são pessoas premiadas por Deus com um dom especial, eles são artistas operários, que participam de todo o processo do trabalho, até da comercialização, cujo resultado será para manter a si e a sua família.
O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região.
Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.
Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.
A modernidade quer que o artesão seja visto como um precursor do microempresário, que trabalha com a família para o seu sustento. Mas ele não pode ser confundido com um simples vendedor de rua, cujo tabuleiro está repleto de quinquilharias, pois seu valor social é outro.
Aproveitem muito o seu dia,e não se importe com os que não valorizam seu trabalho,pois o artesanato não tem preço,além de uma fonte de renda,se torna uma terapia para muitas pessoas.
Vamos espalhar a arte pelo mundo.
Um grande beijo a todos
PARABÉNSSSSSSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário