quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como fazer um anuncio Eficiente Parte I

ímãs chapeuzinho vermelho e cinderela
Este vai ser o primeiro de uma série de posts que eu vou fazer para tentarajudar todo mundo que tem dúvidas de como fazer um anúncio legal – e que funcione. O primeiro passo, claro, é definir o que você quer divulgar. Para facilitar, vou usar um exemplo prático.

Antes de qualquer coisa, pegue uma caneta e um papel (ou abra um arquivonovo no editor de texto) e prepare-se para anotar tudo. Já dizia um ditado chinês que não há memória melhor do que a mais fraca tinta de caneta em um pedaço de papel – ou alguma coisa parecida…
Eu costumo fazer magnet dolls – quase nunca para vender, mas se eu fosse vender, meu raciocínio seria procurar saber quais os diferenciais  dos meus ímãs e o que poderia servir para chamar atenção dos meus possíveis clientes. O primeiro ponto a ser levado em consideração é que existem muitas pessoas que fazem ímãs pelo Brasil (e pelo mundo) afora. O que torna os meus ímãs especiais? Pode ser a qualidade do material, o design inovador, o preço, a possibilidade de personalização, ser pronta-entrega (ou sob encomenda, com opção do cliente escolher detalhes)…
No meu caso, eu acho que o diferencial das magnet dolls é o design, já que eu mesma desenhei as bonecas, tendo como tema principal contos de fadas. E, sendo esse o ponto forte, é ele que eu devo ressaltar no meu anúncio. Pegue seu pedaço de papel e tente se colocar na posição do seu cliente.
Que palavra-chave vai vir na mente do cliente quando ele estiver procurando produtos como o seu? Quanto tempo ele vai gastar para ler o seu anúncio? Ao ler o seu anúncio, ele vai entender realmente a sua mensagem?
Pela minha experiência, do tempo que eu editava uma revista mensal, um dos maiores problemas é o excesso de informação nos anúncios. Ninguém gosta de ler letras miúdas. Se a sua mensagem principal não for fácil de ler numa olhada rápida, provavelmente ela não será lida.
Pegue todas as suas anotações sobre o seu produto, veja o tamanho do anúncio e selecione somente o que é indispensável. Talvez você tenha que fazer isso mais de uma vez, mas vai valer a pena no final. E lembre-se que ainda precisa de espaço para alguma imagem. O chavão é verdadeiro: uma imagem vale mais do que mil palavras. Só que isso já é assunto para um próximo post.
Perguntas, dúvidas, sugestões, dicas – tudo é muito bem-vindo! Deixe seu comentário :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário